Pela Constituinte! Pelo fim dos Estados!

Vivemos momentos difíceis, tanto na economia com na política. Em momentos de crise institucional, como estes, nosso porto seguro é a Constituição, mas ela não se mostrou suficiente para organizar as atividades dos governos, proteger os bens nacionais ou coibir o mau uso dos recursos públicos. A atual Constituição foi forjada em 1988, para nos defender de uma possível volta do governo militar. Ela protegeu o cidadão de abusos autoritários,…

Mobilidade urbana- desafios para o século XXI

Paulo R. Foina[1] Viver numa cidade grande é sofrer com vários problemas decorrentes da grande concentração de pessoas. Morar numa cidade brasileira é mais difícil pela incapacidade dos gestores públicos em se anteciparem aos problemas e darem soluções mais duradouras e racionais. Certa vez assisti a um congresso de planejamento urbano onde um especialista japonês falava sobre como resolver um problema que deveria aparecer dentro de 10 anos. Os representantes…

O Brasil não é para amadores!

Paulo R. Foina[1] A frase do título foi proferida pelo maestro Tom Jobim, ao tentar explicar nossa sociedade para colegas estrangeiros. Ele tinha razão. O sucesso das Olimpíadas, da Copa do Mundo e a do que já mostramos na abertura da Paraolimpíada mostraram ao mundo que, mesmo sem planejamento e com muitos problemas no decorrer dos projetos, no final, tudo deu certo! E muito certo! Não planejamos direito e contamos…